De acordo com um levantamento do Sebrae, cerca de 60% das empresas do Paraná são familiares. Essas constituições corporativas, em grande maioria, possuem uma forte ligação com a comunidade e com os valores familiares, o que impulsiona a adotar práticas inovadoras e socialmente responsáveis.

Em Guaratuba, a Ripz, empresa produtora de papel toalha, guardanapos e outros produtos de higiene pessoal, é um exemplo que une a tradição familiar à inovação. A paranaense é a única empresa do setor a ter uma máquina de tecnologia ponto a ponto, o que coloca a empresa como um grande destaque de pioneirismo no estado.

Economia PR Drops conversou com Mirian Rieper, diretora comercial da Ripz, para saber mais sobre a união desses dois pilares, além da economia circular na qual a gestão da empresa se apoia. Confira:

Qual o impacto da sustentabilidade e da economia circular no mercado atual e como você vê essa tendência se desenvolvendo?

Mirian: A sustentabilidade e a economia circular estão ganhando cada vez mais relevância no mercado atual, percebemos a tempos que é de grande importância para todos e que isso reflete também nas vendas, quem não prefere comprar de uma empresa que se importa com o meio ambiente, certo? Acreditamos que ao adotar práticas sustentáveis vamos atrair clientes conscientes e isso consequentemente irá nos destacar no mercado. Acreditamos que essa tendência continuará crescendo, impulsionada pela demanda por soluções ambientalmente responsáveis e pela pressão regulatória. Todos ganham!

De que maneira a economia circular está sendo integrada nas operações diárias das empresas do setor?

Mirian: Na Ripz, integramos a economia circular em nossas operações diárias através de práticas como reciclagem de materiais, reutilização de resíduos, design de produtos para maior durabilidade e facilidade de reparo, e desenvolvimento de processos de produção mais eficientes que minimizem o desperdício.

Leia a matéria completa em:
h5bio.com/RipzNaEconomiaPR